O pesquisador do CEPID BRAINN dr. Marcio Balthazar foi entrevistado pelo programa jornalístico da TV Band no último dia 22. Confira vídeo com a matéria.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é um dos países que mais serão afetados pelo Alzheimer no futuro. Hoje, mais de 1 milhão e 200 mil brasileiros sofrem com alguma forma de demência. Com o envelhecimento projetado da população, esta métrica tende a crescer de forma acelerada nas próximas décadas.
É possível evitar as consequências neurológicas do envelhecimento? Quais são os hábitos do dia a dia que ajudam a reduzir a probabilidade do surgimento de problemas como o Alzheimer? Matéria do programa Band Cidade do último dia 22 de maio investigou esta questão.
O programa entrevistou o neurocientista e pesquisador do CEPID BRAINN dr. Marcio Balthazar, que comentou os principais fatores para manter uma boa saúde neurológica ao longo dos anos:
- Praticar atividades físicas (evitar o sedentarismo)
- Ter sono de qualidade
- Manter a socialização ao longo da vida
- Ter uma vida mental ativa
- Manter cuidados com a saúde cardiovascular (monitorando a pressão, o diabetes, o colesterol e evitando o consumo de cigarro)
Durante a entrevista, o dr. Balthazar destaca o impacto positivo dos exercícios.
“Atividade física, predominantemente aeróbica (caminhando, por exemplo), pelo menos 150 minutos por semana, ou 50 minutos três vezes por semana, já é suficiente [para proteger a saúde neurológica]”, comentou.
Assista à reportagem na íntegra no vídeo abaixo. A matéria com o dr. Balthazar se inicia na marca dos 19 minutos e 22 segundos.