CEPID BRAINN é premiado no 40º Congresso da Liga Brasileira de Epilepsia


Compartilhe! / Share this!

Alunos e pesquisadores do BRAINN receberam os Prêmios Cesare Lombroso e Jovem Pesquisador no 40º Congresso da LBE. Confira fotos.

CEPID BRAINN - divulgacao - 40o Congresso da LBE

Alunos e pesquisadores do CEPID BRAINN foram premiados no 40º Congresso da Liga Brasileira de Epilepsia, evento que ocorreu dos dias 05 a 08 de junho em Curitiba. O congresso celebrou os 75 anos da LBE e recebeu mais de 80 palestrantes, nacionais e internacionais, incluindo membros do BRAINN, como o dr. Fernando Cendes, a dra. Iscia Lopes-Cendes, a dra. Clarissa Yasuda e a dra. Ana Carolina Coan.

O Professor Titular e Chefe do Departamento de Neurologia da FCM – UNICAMP, Coordenador do Serviço de Epilepsia do HC – UNICAMP e Pesquisador do CEPID BRAINN, dr. Fernando Cendes, apresentou o workshop “Discussão de casos clínicos com quiz: quando o paciente não segue os guidelines – o que fazer?” durante o evento.

 

Os autores Ben Sinclair, Clarissa Yasuda, John-paul Nicolo, Brunno de Campos, Lucas Scardua, Marina Alvim, Terence O‘brien, Meng Law, Patrick Kwan e Fernando Cendes foram agraciados com o Prêmio Cesare Lombroso, pelo trabalho “Enlarged Parivascular Spaces in the Basal Ganglia in Epilepsy“.

CEPID BRAINN Premiado no 40o Congresso da Liga Brasileira de Epilepsia - Fotos (3)

Ana Paula Gonçalves, secretária LBE, o pesquisador Ben Sinclair e, à direita, dra. Clarissa Yasuda, tesoureira LBE.

 

Já os ganhadores do Prêmio Jovem Pesquisador (para pesquisadores até 40 anos, conferindo uma premiação de R$2.500,00) incluíram Thais Maria Santos Bezerra, Lucas Scárdua Silva, Ítalo Karmann Aventurato, Ricardo Brioschi, Dra Marina Koutsodontis Machado Alvim, Dr Fernando Cendes, Dr Benjamin Sinclair e Dra Clarissa Yasuda, pelo trabalho “Enhancing decision support for epilepsy – Artificial Intelligence for diagnosis of mesial temporal epilepsy and generalized epilepsies using brain measures“.

Thais Maria Santos Bezerra, vencedora do prêmio Jovem Pesquisador, durante apresentação no Congresso do CEPID BRAINN.

 

Comentando sobre a premiação, Thais destaca a importância desses incentivos na busca de uma carreira na área científica:

“Sou estudante de Medicina que interrompeu o curso no 4º ano da faculdade para fazer o programa de MD/PhD da instituição – meu sonho desde que entrei na faculdade em 2021, quando decidi tentar a carreira de médica e pesquisadora. Eu já sou Engenheira Mecânica-Aeronáutica, formada pelo ITA, e mudei de carreira com o fim de perseguir um sonho de aplicar na Medicina o que eu aprendi na faculdade de engenharia, impactando positivamente a vida das pessoas”, comentou. “Entretanto, num cenário de muita incerteza com relação ao mercado de Medicina, tomar essa decisão de investir na carreira de pesquisadora e aumentar meu tempo de formação foi difícil e gerou muitas dúvidas”, afirmou a pesquisadora. O esforço, todavia, valeu a pena:

“Neste sentido, ganhar esses prêmios no início da minha carreira científica, ainda no 1º ano de doutorado, ajuda a dar um pouco mais de confiança de que a decisão tomada lá no passado possa ter sido correta. Tudo isso não foi possível sem a expertise e a qualidade da estrutura oferecida pelo CEPID Brainn. Um agradecimento especial à minha orientadora, Dra Clarissa Yasuda, cujo guia e orientações, desde a escolha dos problemas que a gente gostaria de investigar até os ajustes finos dos resumos e apresentações, foram indispensáveis para todas essas conquistas”.

 


Compartilhe! / Share this!