Confira a lista de eventos de conscientização sobre a epilepsia apoiados pelo CEPID BRAINN.
10 de setembro de 2018 | por FCM Unicamp
O dia 9 de setembro é o Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização sobre a Epilepsia. A epilepsia é uma doença crônica, grave do cérebro, caracterizada por crises epilépticas recorrentes. A maioria dos pacientes pode ficar livre das crises com uso correto da medicação, porém, o tratamento não chega a cerca de 80% dos pacientes.
“A epilepsia traz vulnerabilidades biopsicossociais aos pacientes. O não controle das crises eleva o risco de se machucar e até de morte”, diz Li Li Min, neurologista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Embaixador da Epilepsia no Brasil.
De acordo Li Min, pacientes com epilepsia tem uma qualidade de vida inferior e muitos têm sofrimento psíquico devido aos estigmas da doença e à exclusão social que ainda acontece nos entornos sociais, como a escola e o trabalho.
No mês de setembro, por ocasião do Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização sobre a Epilepsia, várias atividades ocorrem no país. O CEPID Brainn da Unicamp, junto com ONG ASPE e MAPE-Campinas têm trabalhado de forma continua na difusão do tema para a sociedade.
“Iniciamos este ano com uma audiência com o ministro da Saúde Gilberto Occhi. Reforçamos a necessidade de programas de capacitação das equipes da atenção básica e aproveitamos para solicitar ao ministro a carta de moção de apoio a resolução WHA68.20 da Organização Mundial da Saúde referente a ampliação das ações voltada para melhorar a qualidade de vida das 65 milhões de pessoas com epilepsia no mundo”, revelou Li Min.
O Ministério da Saúde publicou do Manual de Manejo da Epilepsia na Atenção Básica e na Urgência e Emergência e o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para Epilepsia. Na região de Campinas, durante o mês de setembro, acontece diversas ações voltadas para o diálogo de políticas públicas.
Programação
Dia 12 de setembro
- Audiência pública no Ministério Público do Trabalho, em Campinas, das 8h30 às 12h00, com representantes de empresas de setores diversos.
- Palestras
- Aprendizagem profissional como ferramenta de inclusão no mercado de trabalho – Lailah Vilela, médica do trabalho
- Epilepsia cenário mundial – Li Li Min, professor de Neurologia
- Epilepsia e trabalho – Isilda Assumpção, presidente da ASPE
- Depoimentos de pacientes
- Coordenação: Dra. Luana Lima Duarte Vieira, Procuradora do Ministério do Trabalho
Dia 13 de setembro
- Diálogo com Profissionais da Saúde da Rede de Saúde do Município de Campinas
- Entrevista ao vivo na TV JAPI, às 19 horas, no Programa Mondo e Levada.
- Presença do Li Li Min e Isilda Assumpção. https://www.tvjapi.com/