- Este evento já passou.
21º Webinário da ABC: Medicina de Precisão no Brasil
25/agosto/2020 @ 16:00 - 18:00
3ª feira, 25 de agosto, às 16h (GMT-3)
Medicina de precisão é a medicina personalizada. Além dos dados básicos do paciente utilizados pela medicina convencional, ela trabalha também com o perfil genético específico do indivíduo. As vantagens são muitas, tanto para o paciente quanto para o médico e para as indústrias da área de saúde. E quais são os requisitos necessários para sua implementação? Quais as estratégias que podem ser adotadas? O Brasil oferece oportunidades para essa área se desenvolver?
Faça sua inscrição e assista ao nosso webinário em: www.abc.org.br/transmissao.
PALESTRANTES
Sergio Pena
Membro titular da ABC e da TWAS. Formado em medicina, é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina. Também é diretor científico do Laboratório GENE – Núcleo de Genética Médica. Trabalha com genética humana e médica, especialmente em diversidade genômica e evolução humana, desenvolvimento de testes baseados na PCR para diagnóstico de doenças humanas e aplicação da genômica de nova geração em medicina clínica. Vai apresentar estudos genômicos sobre a formação e estrutura da população brasileira.
Guilherme Suarez-Kurtz
Membro titular da ABC. Médico, é pesquisador sênior do Instituto Nacional de Câncer (INCA), coordenador da Rede Nacional de Farmacogenética, pioneiro em estudos de farmacogenética na população brasileira. É conselheiro (2018-2022) da União Internacional de Farmacologia (Iuphar, na sigla em inglês) e representante da América Latina no Clinical Pharmacogenetics Implementation Consortium (CPIC). Vai discutir os desafios e oportunidades da implementação da farmacogenética na prática clínica em nosso país.
Iscia Lopes Cendes
Membro titular da ABC e da Aciesp. Formada em medicina, é professora titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atualmente chefia o Laboratório de Genética Molecular, na Faculdade de Ciências Médicas. É pesquisadora principal do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia e é membro do Comitê Gestor da Iniciativa Brasileira de Medicina de Precisão. Vai tratar da implementação desta prática no Brasil.