18 de Junho de 2015 Por Redação WebContent
Criado em 2014, o ABCérebro TV é um dos principais exemplos de projetos na área de educação do CEPID BRAINN.
Para quem ainda não conhece, o ABCérebro TV começou como uma iniciativa de divulgação científica de neurociências feita através de vídeos na internet. Ele surgiu junto com o CInAPCe, programa que busca desenvolver estudos em neurociências também fomentado pela FAPESP. A ideia era simples: trazer pesquisadores e alunos de pós-graduação para falar de suas pesquisas para um público geral, especialmente para o público jovem.

O neurocientista Li Li Min é um dos idealizadores do projeto ABCérebro.
“Víamos que existia um grande descompasso entre a comunidade científica e a sociedade”, diz Li Li Min, um dos idealizadores do ABCérebro TV. “Hoje sabemos, por exemplo, as bases genéticas e moleculares da epilepsia. Porém, a sociedade ainda enxerga essa doença com olhares do passado, muitas vezes com preconceito, a ponto de excluir pessoas com epilepsia”.
Além de divulgar informações e conhecimento científico para o público mais amplo, o ABCérebro TV também estimula pesquisadores e alunos a melhorarem seu diálogo com a sociedade. “A educação precisa ser feita em duas vias; temos que educar também nossos profissionais e fazer com que eles entendam a realidade externa e se comuniquem melhor com a comunidade”, afirma Li. “Os pesquisadores não podem ficar isolados e divulgar seus trabalhos apenas para seus pares”.
Desse modo, o ABCérebro TV cresceu. Foram feitas séries de programas sobre temas específicos, como AVC ou Neuroeducação. Hoje, sua página do Facebook possui mais de 1000 likes, e os vídeos em seu canal no Youtube mais de 15 mil visualizações. Os programas do ABCérebro TV também são veiculados em um canal de TV a cabo na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. “Estamos agora buscando parcerias de TVs comunitárias para veicular nossos programas em outras cidades”, diz Li.
NOVAS SÉRIES A CAMINHO

Campanhas como o “Dia do Roxo pela Epilepsia” também ganham destaque no canal.
Para quem já gosta do ABCérebro TV, uma nova série está chegando. Segundo a produtora Sueli Adestro, os novos programas se chamarão Brainn-Reporter, e terão alunos de pós-graduação como apresentadores e repórteres para contar as novidades mais recentes da área de neurociências direto de laboratórios de pesquisa.
Além disso, outro segmento, chamado de IHE (Inovação, Humanização e Emoção) já está nos planos do ABCérebro TV. Desta vez, pesquisadores mais experientes farão reflexões sobre neurociências e sua relação com a inovação, pessoas e emoções na sociedade.
Assista ABCérebro TV no Youtube Facebook Oficial