Novo paper publicado: treinamento resistido como aliado à proteção do cérebro de idosos


CEPID BRAINN - treinamento resistido como aliado a protecao do cerebro de idosos - capa
Compartilhe! / Share this!

Estudo analisou o impacto do treinamento resistido na anatomia cerebral de idosos com comprometimento cognitivo leve, identificando diversos benefícios.

 

Um novo paper, intitulado “Resistance training protects the hippocampus and precuneus against atrophy and benefits white matter integrity in older adults with mild cognitive impairment” foi realizado com a participação de pesquisadores do CEPID BRAINN e identificou potenciais benefícios do treinamento resistido na anatomia cerebral de idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL) – um grupo mais propenso a desenvolver demência.

O treinamento resultou em melhoras no desempenho da memória, em melhor integridade da substância branca e revelou ter um papel protetor contra a atrofia de determinadas regiões cerebrais relevantes no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

“Foi mostrado anteriormente que o aumento da força muscular está associado à diminuição do risco de demência em idosos; assim, compreender o impacto desse tipo de exercício em uma população com maior risco de desenvolver demência (como o comprometimento cognitivo leve) é imprescindível”, explicou a pesquisadora Isadora Ribeiro, doutora em Neurociências e Mestra em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e uma das autoras do novo estudo.

“Buscamos compreender o que ocorre com o cérebro desses pacientes após seis meses de exercício resistido. O grupo que treinou teve áreas relacionadas à doença de Alzheimer protegidas contra atrofia e melhorou parâmetros que refletem a saúde do neurônio (integridade de substância branca)”, destaca Isadora.

O estudo foi publicado no periódico GeroScience (Official Journal of the American Aging Association (AGE)), uma publicação de fator de impacto 5.3 (2023) focada na biologia do envelhecimento e na fisiopatologia de doenças relacionadas à idade. O trabalho contou com a colaboração de pesquisadores da Unicamp (incluindo o CEPID BRAINN) e do Rockefeller Neuroscience Institute, da West Virginia University, nos EUA.

Acompanhe a seguir um resumo do trabalho e link para acesso à versão completa (em inglês).

 

O que é Treinamento Resistido ?

O treinamento resistido (TR), comumente conhecido como musculação, utiliza máquinas, pesos ou faixas elásticas para aumentar a força muscular, promovendo também o aumento ou manutenção da massa muscular.. Por ter menor impacto mecânico no corpo, ele é indicado para quem deseja evitar o cansaço muscular e acostumar o corpo à atividade física, sendo uma boa opção para pessoas sedentárias e também para a população idosa. Estudos recentes apontam que a combinação de TR com treinamento aeróbico pode trazer bons resultados no controle da obesidade, do diabetes e da hipercolesterolemia.

 

Resumo do estudo

O comprometimento cognitivo leve (CCL) refere-se a alterações cognitivas com preservação da funcionalidade. Indivíduos com esse diagnóstico apresentam maior risco de desenvolver demência. Intervenções não farmacológicas, como exercícios físicos, são benéficas para a cognição dessa população. No entanto, o impacto do treinamento de resistência (TR) na anatomia cerebral de idosos com CCL ainda não foi esclarecido. Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do TR na cognição e anatomia cerebral em idosos com CCL.

MÉTODOS

Quarenta e quatro idosos com CCL, 22 no grupo de treinamento e 22 no grupo controle, foram avaliados em testes neuropsicológicos e ressonância magnética no início e no final do estudo, que durou 24 semanas. Foi utilizada ANOVA de medidas repetidas.

RESULTADOS

O grupo de treinamento apresentou melhor desempenho na memória episódica verbal após a intervenção. O grupo controle apresentou diminuição do volume de substância cinzenta no hipocampo e pré-cúneo, enquanto o grupo de treinamento não apresentou redução no hipocampo e pré-cúneo direitos. Entretanto, demonstrou diminuição do volume dessas regiões no lado esquerdo e no giro frontal superior esquerdo. Na análise da integridade da substância branca, a anisotropia fracionada aumentou no grupo de treinamento e diminuiu no grupo controle. A difusividade axial diminuiu no grupo de treinamento, enquanto a difusividade radial aumentou no grupo controle, e a difusividade média variou de acordo com o trato avaliado.

CONCLUSÃO

O TR melhora o desempenho da memória, influencia positivamente os parâmetros de integridade da substância branca e desempenha um papel protetor contra a atroa do hipocampo e do pré-cúneo no CCL.

 

Referência

Ribeiro, I.C., Teixeira, C.V.L., de Resende, T.J.R. et al. Resistance training protects the hippocampus and precuneus against atrophy and benefits white matter integrity in older adults with mild cognitive impairment. GeroScience (2025). https://doi.org/10.1007/s11357-024-01483-8

 

Acesse o paper no website da GeroScience

 


Compartilhe! / Share this!