ISCIA LOPES-CENDES
Laboratório de Genética Molecular, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Campinas – UNICAMP
Pesquisa:
A dra. Iscia Lopes-Cendes é cientista médica, professora de Genética Médica e chefe do laboratório de Genética Molecular no Departamento de Genética Médica, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Residência Médica em Pediatria pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestrado em Neurociências pela Mcgill University, Canadá (1993); Doutorado em Neurociências pela Mcgill University, Montreal, Canadá (1999), Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas (2009).
A dra. Lopes-Cendes trabalha na área de neurogenética, mais especificamente no estudo de marcadores genéticos e fenotípicos de doenças neurológicas, como epilepsia, Huntington, ataxias espinocerebelares, paraplegia espástica familiar e derrame. Atualmente, suas pesquisas focam em especial no estudo dos mecanismos moleculares por trás do desenvolvimento de doenças, buscando identificar melhores opções de tratamentos e prevenção. Nos últimos anos, seu laboratório utiliza técnicas genéticas modernas para responder a estas questões biológicas e clínicas. O laboratório é um centro de referência na América Latina em tecnologias de sequenciamento de nova geração, análises bioinformáticas de dados genômicos complexos e RNAs não-codificantes.
A dra. Lopes-Cendes fez parte da comissão de genética da International League against Epilepsy, de neurogenética da American Academy of Neurology (AAN) e atualmente é parte do subcomitê internacional da AAN. Iscia recebeu diversas premiações por suas contribuições científicas e é membro eleita da Academia Brasileira de Ciências.
A dra. Lopes-Cendes é chefe da clínica de neurogenética do Hospital de Clínicas da UNICAMP, e foi a responsável por introduzir o primeiro teste clínico pré-sintomático para doenças neurodegenerativas de início tardio no Brasil. Iscia é também consultora científica em associações de auxílio a pacientes, como a Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas e a Associação Brasil Huntington.
Últimas Notícias sobre Iscia Lopes-Cendes
- Agência FAPESP destaca pesquisa do BRAINN sobre epilepsia
- Pesquisadores do BRAINN publicam artigo na PLOS ONE
- BIPMed busca parcerias para ampliar banco público de dados genômicos e clínicos
- Pesquisadora do BRAINN Iscia Lopes-Cendes recebe prêmio de Neurociências