Estudo da Bioxthica, empresa “spin-off” do BRAINN, foi apresentado no The 20th International Conference on Computational Science and its Applications.
24 de julho de 2020 | por Redação WebContent
O estudo “Biomechanics Sensor Node for Virtual Reality: A Wearable Device Applied to Gait Recovery for Neurofunctional Rehabilitation“, resultado de um projeto de inovação entre a Bioxthica, empresa “spin-off” do CEPID BRAINN, e o CPqD, recebeu o prêmio de “Best Paper” na área de Realidade Virtual no evento The 20th International Conference on Computational Science and its Applications – ICCSA.
O ICCSA 2020, inicialmente programado para acontecer na Universidade de Cagliari, na Itália, ocorreu em ambiente virtual entre os dias 1 e 4 de julho. O evento é uma das principais datas anuais para pesquisadores na área de ciência computacional aplicada, com grande enfoque em novas soluções para a saúde.
O trabalho vencedor do prêmio de “Best Paper” apresenta um novo dispositivo, chamado de Biomechanics Sensor Node (BSN), capaz de captar dados do usuário e controlar ambientes virtuais, e um novo software, que integra o BSN ao Unity Editor, um dos programas mais utilizados atualmente na construção de ambientes digitais. A união entre os dois permite que pacientes em processo de recuperação motora interajam com ambientes de realidade virtual ao mesmo tempo em que os terapeutas têm acesso facilitado aos dados dos movimentos realizados durante a sessão.
Dentre os autores do paper, estão relacionados ao CEPID BRAINN os pesquisadores Alexandre Fonseca Brandão, Diego Roberto Colombo Dias, Thomas Beltrame e Gabriela Castellano.
SAIBA MAIS
- https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8082
- https://www.brainn.org.br/
tecnologia-desenvolvida-por- pesquisador-do-brainn-e- destaque-no-jornal-metro/ - https://www.cpqd.com.br/noticias/unidade-embrapii-cpqd-e-bioxthica-desenvolvem-projeto-com-foco-na-reabilitacao-de-pessoas-com-deficiencias-motoras/