A parceria entre NeuralMind e o MICLAb foi a vencedora do “COVID Solution Award” no evento “MICCAI 2020 Startups Village Pitch Competition”.
09 de outubro de 2020 | por Redação WebContent
O consórcio entre a NeuralMind, startup liderada pelo pesquisador Roberto Lotufo, do CEPID BRAINN, e o MICLab, coordenado pela também pesquisadora do BRAINN dra. Leticia Rittner, recebeu mais um importante prêmio esta semana.A parceria entre os dois grupos de pesquisa desenvolve soluções inovadoras que empregam Inteligência Artificial (I.A.) na análise de imagens médicas, auxiliando no diagnóstico de doenças como a COVID-19.
Em setembro, o trabalho do consórcio foi o vencedor dos desafios propostos pelo IdeiaGov, uma iniciativa do governo do estado de São Paulo para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias para aprimoramento da saúde pública (saiba mais sobre os desafios do IdeiaGov aqui).
Agora, em outubro, as inovações do grupo de pesquisas foram reconhecidas com a premiação COVID Solution Award na competição de pitches do MICCAI Startups Village, evento que ocorre durante a 23ª Conferência MICCAI (Medical Image Computing & Computer Assisted Intervention).
MICCAI 2020
Em 2020, pela primeira vez, o encontro anual da MICCAI ocorreu de maneira virtual. Compreensivelmente, boa parte do foco do evento foi em soluções para a atual pandemia da COVID-19. Mais de 100 startups se inscreveram para a competição de pitch, tendo sido julgadas por profissionais das indústrias de tecnologia e saúde, como membros da MICCAI, da SIPAIM e da NVIDIA Global Healthcare AI Startups.
O evento celebrou as conquistas de startups inovadoras, que desenvolvem soluções que prometem melhorar dramaticamente o processamento de informações, o aprendizado de máquina e a modelagem computacional para a área da saúde. Pesquisas de ponta em radiologia acionada por IA, patologia, robótica médica, intervenções auxiliadas por computador e informática em saúde foram apresentadas ao longo do evento.

No quadro em destaque (borda amarela), o dr. Roberto Lotufo, da NeuralMind e pesquisador do CEPID BRAINN.
Os vencedores das 06 categorias principais foram anunciados em reunião virtual, via Zoom. “Ficamos inspirados pela vibrante comunidade de inovadores que se juntaram a nós neste esforço de I.A. para ajudar a tornar o atendimento ao paciente mais automatizado, acessível e escalonável”, disse Renee Yao, líder de startups de IA da NVIDIA Global Healthcare. “Nossos vencedores realmente acreditam em suas soluções e desejam ajudar da maneira que puderem. Pretendemos abrir portas para que eles validem suas ideias, entrem no mercado com mais rapidez e prestem um atendimento melhor. ”
Mais informações (em inglês)